terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nossa rotina na BRINQUEDOTECA


ROTINA DA BRINQUEDOTECA



  • Fazemos nossa visita de rotina à Pediatria, ficamos a par do estado de cada uma das crianças e depois convidamos as que estão liberadas para irem à BRINQUEDOTECA;
  • As crianças no momento que chegam à Brinquedoteca recebem as boas-vindas e são convidadas a brincar com os brinquedos que se sintam motivadas, levando em consideração seu quadro clínico;
  • Ficam atribuídas algumas regras que na acolhida apresentamos a elas e aos seus pais/acompanhantes.
São apresentadas as atividades às crianças em idade escolar e, no decorrer das atividades, as crianças são observadas pelas educadoras e terapeuta ocupacional.
São observados os itens abaixo relacionados:
• Brinquedos mais escolhidos;
• Brinquedos não escolhidos;
• Brinquedos escolhidos e logo desprezados;
• Brinquedos que despertaram o interesse nas meninas;
• Brinquedos que despertaram o interesse nos meninos;
• Brinquedos escolhidos com maior intensidade;
• Se as crianças interagiram com as professoras e acompanhantes;
• Qual a reação das crianças no momento de ir embora?
• Como é a criança quando brinca?
• Participação da criança na brincadeira (tensa, relaxada, atenta, concentrada, inquieta, displicente, interessada, entusiasmada);
• Se consegue esquecer a dor e o ambiente hospitalar;
• Contato com a escola para ficar a par da condição do aluno/paciente
• Nível de atenção e foco na atividade aplicada;
• A aceitação ou rejeição das atividades propostas;
• O desejo e a animação em realizá-las.

Os trabalhos realizados, são todos registrados e, sendo expostos,  sempre que possível, as festividades e épocas do ano de forma a contribuir para a Humanização do nosso serviço.



***


Nenhum comentário:

Postar um comentário