domingo, 8 de setembro de 2013

As crianças sabem o segredo da felicidade?


Lendo uma matéria do Saúde Plena à respeito da felicidade, gostei tanto que achei pertinente colocá-la no nosso blog.
Penso que, principalmente por estarem enfermas, às crianças requerem ainda mais estímulo e ambiente favorável para alimentar sua condição de "ser feliz" e ajudar na sua recuperação. Por isso, sempre reforço que o nosso espaço é um lugar para ser feliz! ;) 


Veja dez dicas preciosas - inspiradas em crianças pequenas, com menos de 5 anos:

1.Elas seguem seus instintos, são confiantes e vivem o momento: crianças pequenas não perdem muito tempo pensando se tomaram a decisão correta. Elas preferem discutir qual cor de bola preferem. Os pequenos não remoem o passado e só se preocupam com o futuro se a hora de ir para cama estiver chegando. 


2.Elas acreditam em coisas que não veem; e quase sempre enxergam o melhor nas pessoas: crianças acreditam também na fada do dente e não precisam de muitas provas para isso. Pode ser ingenuidade pura e simples, é claro, mas traz muitas alegrias. 


3.Elas estão sempre ocupadas com coisas divertidas: crianças estão sempre desenhando, pintando, brincando com cola colorida e esculpindo barro.


4.Elas dançam e cantam: você conhece a expressão 'dance como se ninguém estivesse olhando'? Crianças pequenas fazem isso, e algumas vezes querem ter certeza de que alguém está olhando.


5.Elas conversam consigo mesmas: seja enquanto estão brincando, lendo ou assistindo televisão, os pequenos estão sempre conversando consigo mesmos e falando sozinhos. Elas tentam se entender e se perdoar.


6.Elas são honestas e querem dizer exatamente o que disseram, sem rodeios: crianças não precisam tirar um peso do peito, porque elas já disseram o que precisavam dizer.



7.Elas se empolgam com coisas simples: um aniversário, um passeio já são suficientes para iluminar um rostinho infantil. Elas param para cheirar flores, para colher uma plantinha, para fazer carinho em um cachorro.


8.Elas não ligam se algo é um super lançamento: o filme favorito de uma criança pode ser visto centenas de vezes, ainda que não seja novo. Se ela tem um vestido favorito, quer usá-lo todos os dias. Os adultos são obcecados em chegar primeiro no novo restaurante, comprar o novo sapato ou ter o novo equipamento eletrônico. 



9.Elas não discriminam as outras e admitem quando estão com medo de alguma coisa: até que alguém as ensine a discriminar, elas aceitam todos. E quando estão com medo, elas admitem. Ainda que seja um medo bobo. 


10.Elas aceitam elogios e se engajam: pesquisadores já comprovaram que envolver-se em uma atividade prazerosa, como um hobby, é um dos segredos da felicidade. Crianças pequenas se concentram tanto em um projeto que nem escutam quando têm seu nome chamado. 




A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.
Oscar Wilde


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário